media

Sabe aquelas fotos de mesa posta de jantar dignas de capa de revista? Se você adora receber convidados em casa, tem vontade de caprichar na decoração do jantar, mas não sabe por onde começar, esse artigo é para você.


Vem com a gente conferir o material que elaboramos sobre o assunto. Aprenda quais itens não podem faltar e como montar uma linda mesa posta de jantar. Dá só uma olhada!


Você pode se interessar por:

- Sala de estar simples: como aplicar uma decoração moderna?

Mesa posta de jantar para iniciantes

Difícil não se encantar com uma mesa organizada lindamente. Mesmo para reuniões informais, os detalhes fazem toda a diferença. Se você pensa em se aventurar montando mesa posta de jantar, saiba que dá para fazer em outras refeições também, sejam elas formais ou informais.


Afinal de contas, o que é mesmo uma mesa posta de jantar? É a maneira de organizar pratos, talheres e copos para determinada refeição. Pode ser café da manhã, da tarde, almoço, brunch e jantar. O nível de sofisticação é determinado pela ocasião.


No dia a dia ela também pode estar presente se você assim desejar, com menos itens, mas ainda assim bem decorada e que seja o mais prática e funcional possível. 


Quem está iniciando, pode começar com os acessórios e brincar com a criatividade. Guardanapos, talheres, laços e suportes podem ser variados e ornados com o jogo de porcelana que você já tem. 


No entanto, se você está disposto a levar a sério esse hobby, é claro que não há mal nenhum em investir nisso. Mas antes pesquise e veja muitas referências para que suas aquisições sejam certeiras. Agora, vamos ao que interessa. Veja o que não pode faltar na mesa posta de jantar


7 itens indispensáveis em uma mesa posta de jantar

Conheça agora os acessórios que são essenciais para fazer da sua ocasião um momento inesquecível.


1. Toalha de mesa

Pode ter vários modelos, estampas e materiais, as toalhas de mesa só precisam ser adequadas para o tamanho e formato da sua mesa de jantar.


2. Jogo americano ou sousplat

Os jogos americanos vão apoiar copos e talheres. Podem até ser de cores e estampas diferentes, desde que se complementem, caso queira uma mesa posta de jantar mais moderna. 


Os sousplats ficam embaixo dos pratos e alguns até dispensam o uso de toalha de mesa, quando a mesa de jantar é bonita para ser destacada. 


3. Pratos

Fundos, rasos, de sopa e de sobremesa. Você vai precisar de pelo menos seis de cada; se costuma receber mais pessoas, aumente a quantidade. Já existem modelos de vidro que são bem bonitos e diferenciados, mas os de cerâmica e porcelana são clássicos. 


4. Talheres

A composição vai além de garfo, faca e colher. Para uma mesa posta de jantar é ideal que tenha os talheres de sobremesa e os próprios para sopa, peixes, carnes e mariscos, a serem dispostos de acordo com o que vai ser servido. 


5. Taças

Existem três tipos de taças: para vinho tinto, para vinho branco e para água. Dependendo do que vai ser servido, as três precisam estar presentes. Senão, apenas uma para vinho e uma para água são o suficiente.


6. Guardanapos

Os de papel até podem ser utilizados neste início, no mercado é possível encontrar modelos grandes e com diferentes estampas. No entanto, o ideal são os de tecido, os de algodão ou linho são os melhores. 


7. Anéis e laços 

Você pode comprar pronto ou criar os seus. Os anéis e laços dão um charme a mais na composição e são uma maneira bonita  criativa de segurar os guardanapos no lugar.

Como fazer?

Siga esse passo a passo para ocasiões formais. Para o dia a dia, a mesa posta de jantar pode ser mais simples, com os talheres, uma taça e os pratos de entrada e principal. 

Passo 1

A montagem é de baixo para cima. Primeiro defina a toalha, depois o jogo americano ou sousplat em frente a cada cadeira. 

Passo 2

Dependendo do que vai ser servido, organize os pratos sempre com os menores em cima dos maiores. Importante ressaltar que o prato de sobremesa só é disposto após a refeição principal.

Passo 3

Hora de dispor os talheres. Os garfos ficam sempre do lado esquerdo e as facas do lado direito e a colher de sopa. A colher de sobremesa fica sempre acima do prato.

Passo 4

Antes da refeição, o guardanapo fica em cima dos pratos. Posicione o guardanapo no canto esquerdo, ao lado dos garfos, depois que a comida for servida. 

Passo 5

Agora é a vez das taças, que devem ficar no canto superior direito, obedecendo a ponta do último talher. A primeira é a de vinho tinto, depois a de vinho branco e depois a de água. 


Gostou do nosso conteúdo? No artigo você viu que a escolha de itens do dia a dia, como pratos, guardanapos e xícaras, se selecionados com critério e bom gosto, é essencial para montar uma mesa posta de jantar. É a fórmula certa para complementar a decoração do ambiente e impressionar os amigos para um jantar em casa. E já que o assunto é esse, recomendamos a leitura do nosso artigo: 

- Cozinha americana: 5 itens indispensáveis para o seu ambiente


  • Jan 05, 2021
  • Comentários: 0
Comentários: 0
Sem comentários
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*

mais espaço; cozinha americana; balcão; cozinha bonita dicas de decoração decoração da sala sala de estar quadros na parede Ornamentação de natal enfeites de natal decoração natalina decoração de quarto harmonia organização decoração para banheiro otimização de espaço decoração home bar cortina de cozinha ambiente estilo decoração da casa móveis para casa dinamica decoração vintage projeto de decoração especificadores arquitetos itens de decoração comprar objetos de decoração comprar online Home office trabalhar em casa flexibilidade produtividade casa organizada ambiente aconchegante Escritório de arquitetura clientes decoração com plantas plantscaping espaços pequenos casa apartamento ambientes planejar mercado de decoração decoração de interiores designer de interiores estilo de vida iluminação arquiteto divulgação de trabalhos arquitetura decoração de cozinha tapete para casa decoração de casa nova decoração de apartamento tapetes casamento tropical casamento cores flores praia casamento ao ar livre clientes exigentes seus projetos presentes de casamento lista de presentes decoração de casa decoração de varanda varanda gourmet Abajur de mesa decoração de ambiente abajures iluminação do ambiente churrasqueira área para churrasco espaço cozinha casa nova descanso e aconchego decoração do espaço mesa de café da manhã tendências de decoração 2019 tipos de decoração cores e estilos ambientes da casa acessórios de decoração casamazonia design de interiores decoração com madeira; decor; móveis; harmonizar ambiente Como escolher o colchão teste os colchões colchão de espuma decoração sustentável apartamento decorado dinamica utilidades sustentabilidade móveis para salar de estar sala decorada decoração para reveillon decoração para festa de final de ano ceia para o reveillon receitas para o ano novo comidas para o reveillon mobília de casa renovação dos ambientes poltronas para sala de estar poltronas decoração de sala decoração para quarto enxoval de casamento lista de casamento quarto de casal kit-churrasco-completo decoracao-para-quarto-pequeno decoração com quadros enfeite para comodos sala de estar simples Escritório home office moveis dinamica manaus presente de casamento escolha dos presentes cadeira de escritório decoração tendência troca de panelas