media

A sustentabilidade é um assunto bastante difundido atualmente, e no mercado de decoração não é diferente. A decoração sustentável, além de ser uma excelente alternativa para ajudar a reduzir os impactos da ação do homem na natureza, traz um elemento muito importante para os profissionais da área: a inovação.


O ecologicamente correto vai muito além de móveis arrojados e que deixam o ambiente mais bonito. É também sinônimo de economia para quem investe em matérias-primas reutilizáveis. Saiba mais sobre essa tendência neste artigo. 


A origem dessa tendência

Hoje em dia, muito se ouve falar sobre a sustentabilidade, diminuição da produção de lixo e reaproveitamento de materiais dentro de casa. Muito desses objetos podem ser utilizados para compor uma decoração sustentável, diferente do original. 


Essa tendência surgiu como meio de preservar a natureza, uma vez que muitas matérias-primas têm como origem os recursos naturais. Desde o plástico (derivado de petróleo) à própria madeira que, como sabemos, vem em sua maioria de exploração ilegal da floresta. 


Os 3R’s da sustentabilidade

Uma decoração sustentável não se faz somente de dar novas funcionalidades aos materiais. Na realidade, os 3Rs da sustentabilidade são: reduzir, reutilizar e reciclar. Ou seja, não é preciso se preocupar em comprar novos móveis, por exemplo. Basta usar a criatividade e dedicação para dar uma cara nova aos seus ambientes. 


Não deixe de conferir também:

- Decoração com plantas: 5 vantagens do plantscaping para seu projeto

- Casamento tropical: conheça essa decoração e inspire-se! 


Decoração sustentável: uma alternativa inteligente

Um projeto de decoração que contemple materiais reaproveitados representa menos impactos para o meio ambiente. E quem acredita que os artigos produzidos a partir desses materiais são de menor qualidade e durabilidade está enganado. 


Em muitos casos, são inclusive mais resistentes do que os da loja, podendo durar anos e anos. Sem falar dos fatores econômicos. Um projeto de decoração que leva em conta a materiais reciclados têm menores custos de produção. 


Quanto à estética e funcionalidade, a decoração sustentável cumpre o papel, oferecendo uma convivência equilibrada e harmoniosa entre o ser humano e natureza. Além, é claro, de tornar os ambientes da casa ou da empresa mais elegantes e charmosos. 


É importante ter atenção quanto à origem dos materiais. Do início ao fim, eles devem ser ecologicamente corretos, ou seja, as matérias-primas provenientes da natureza, como madeiras, por exemplo, devem ser certificados. Afinal de contas, a ideia da sustentabilidade é justamente evitar que a natureza seja agredida, certo? 


Exemplos de decoração sustentável para casas

Atualmente, existem muitas opções de projetos com móveis sustentáveis para ambientes. São artigos que tinham o lixo como destino, mas que ganharam novas formas e funções a partir da reutilização. 


Veja a seguir alguns exemplos de reaproveitamento para os seus projetos de decoração:


Pallets

Com um infinidade de possibilidades de transformação, eles se tornaram queridinhos dos arquitetos. E não é pra menos. Usando a criatividade, é possível agregar valor aos ambientes, tanto internos quanto externos. 


Os pallets, se aproveitados corretamente, servem para a fabricação de sofás, mesas, cadeiras, armários, etc. Combinados com esponjas, os pallets podem se transformar em qualquer móvel para dentro de casa. 


Já para projetos decorativos para os ambientes externos, como varandas, quintais e pátios, os pallets de madeira dão uma nova cara. Transformam os espaços geralmente esquecidos em ambientes rústicos e charmosos.


Pneus de carro

Como dissemos no início, o que faz a diferença nos projetos decorativos é justamente a capacidade de inovação. Ou seja, descobrir outras funções para os objetos geralmente descartados no lixo. 


Outro material perfeitamente abundante e que tem ganhado destaque nos ambientes decorados é o pneu de carro. Se antigamente os destinos mais prováveis para eles eram os lixões, hoje os pneus são matérias-primas disputadas pelos profissionais da arquitetura e designer de interiores.


Isso porque a borracha dos pneus são flexíveis e, se combinadas com os tipos certos de tecido, podem se transformar em pufes, sofás, cadeiras e até mesmo em camas. O importante é saber fazer boas combinações para renovar os móveis. 


Caixotes de madeira

Sabe aqueles caixotes que os feirantes transportam mercadorias? Eles geralmente não têm um destino adequado após o uso e costumam parar nas lixeiras. O que pouca gente sabe é que eles podem ser muito bem reaproveitados para a decoração. 


Não tão diferente dos pallets, esses materiais oferecem infinitas possibilidades de aproveitamento. Podem se transformar em bancos, armários, nichos decorativos, luminárias e o que mais a sua imaginação desejar. 


O bom de aproveitar elementos de madeira é que eles podem ser facilmente desmontados e adaptados, tanto para espaços internos quanto externos. Tem gente transformando esses caixotes de feira em lindos bares no quintal de casa. 


Outras alternativas de decoração sustentável

Como você viu, reaproveitar materiais que antes iam para o lixo é apenas uma das formas de reduzir os impactos na natureza. O que pouca gente sabe é que existem outros mecanismos que também podem ajudar nessa tarefa. A iluminação LED é uma delas. 


Essa tecnologia veio para substituir as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Isso porque ela consome bem menos energia que as demais, além de não possuírem metais pesados em sua composição. 


Janelas grandes, além de dar a sensação de mais amplitude ao ambiente, também dispensam a luz elétrica durante boa parte do dia. Além disso, tornam o ambiente mais arejado e convidativo, sem falar do clima relaxante. Um bom projeto de arquitetura, que visa reduzir gastos, deve priorizar essas alternativas.


Gostou de saber mais sobre decoração sustentável? Agora, é só realizar projetos dentro dessa filosofia. O planeta agradece. Não deixe de conferir outros assuntos do nosso blog. Leia também: Para cada cômodo: presentes de casamento que não podem faltar na lista

  • Oct 31, 2019
  • Comentários: 0
Comentários: 0
Sem comentários
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*

mais espaço; cozinha americana; balcão; cozinha bonita dicas de decoração decoração da sala sala de estar quadros na parede Ornamentação de natal enfeites de natal decoração natalina decoração de quarto harmonia organização decoração para banheiro otimização de espaço decoração home bar cortina de cozinha ambiente estilo decoração da casa móveis para casa dinamica decoração vintage projeto de decoração especificadores arquitetos itens de decoração comprar objetos de decoração comprar online Home office trabalhar em casa flexibilidade produtividade casa organizada ambiente aconchegante Escritório de arquitetura clientes decoração com plantas plantscaping espaços pequenos casa apartamento ambientes planejar mercado de decoração decoração de interiores designer de interiores estilo de vida iluminação arquiteto divulgação de trabalhos arquitetura decoração de cozinha tapete para casa decoração de casa nova decoração de apartamento tapetes casamento tropical casamento cores flores praia casamento ao ar livre clientes exigentes seus projetos presentes de casamento lista de presentes decoração de casa decoração de varanda varanda gourmet Abajur de mesa decoração de ambiente abajures iluminação do ambiente churrasqueira área para churrasco espaço cozinha casa nova descanso e aconchego decoração do espaço mesa de café da manhã tendências de decoração 2019 tipos de decoração cores e estilos ambientes da casa acessórios de decoração casamazonia design de interiores decoração com madeira; decor; móveis; harmonizar ambiente Como escolher o colchão teste os colchões colchão de espuma decoração sustentável apartamento decorado dinamica utilidades sustentabilidade móveis para salar de estar sala decorada decoração para reveillon decoração para festa de final de ano ceia para o reveillon receitas para o ano novo comidas para o reveillon mobília de casa renovação dos ambientes poltronas para sala de estar poltronas decoração de sala decoração para quarto enxoval de casamento lista de casamento quarto de casal kit-churrasco-completo decoracao-para-quarto-pequeno decoração com quadros enfeite para comodos sala de estar simples Escritório home office moveis dinamica manaus presente de casamento escolha dos presentes cadeira de escritório decoração tendência troca de panelas