media

Cortina de cozinha: como escolher a melhor?


Quando o assunto é decoração, a sala e os quartos são os cômodos da casa que imediatamente vêm à mente. A cozinha e a área de serviço muitas vezes são os últimos lugares a receberem atenção.

Decorar é mais que enfeitar um ambiente. É deixá-lo confortável, agradável ao olhos e principalmente funcional. Uma cortina na janela da sua cozinha atende facilmente a esses três requisitos.

Se você ficou interessado e deseja instalar uma cortina na cozinha, mas não sabe por onde começar, continue lendo o material. Vamos te mostrar as vantagens em ter esse acessório e como escolher a melhor opção.


Você pode se interessar por: Decoração da casa: 10 itens que não podem faltar no seu lar em 2019


Vantagens em ter uma cortina na cozinha

A escolha da cortina ideal para sua cozinha vai depender de alguns fatores, além do seu gosto pessoal. Mas um ponto importante a ser levado em consideração é a funcionalidade. Vamos a eles:


É multifuncional

Na hora de cozinhar ou lavar, reflexos de outras janelas podem incomodar. A existência de uma cortina nessas horas dá a liberdade de controlar o quanto de luminosidade entra no recinto, deixando-o mais confortável.

Também ocorrem situações em que alimentos estragam se expostos ao calor vindo da janela. Com uma cortina adequada é possível evitar esse problema e também que a poeira, os insetos e pequenas aves entrem na sua casa.


Traz estilo ao ambiente

Uma cortina faz a diferença em um ambiente por conferir uma atmosfera mais aconchegante e elegante. Mesmo que o espaço seja reduzido, uma cortina é bem-vinda para embelezar o espaço e até deixar as atividades da casa mais prazerosas.


Preserva a privacidade

Evitar olhos curiosos é uma preocupação de quem mora no térreo ou divide a área de serviço com as janelas dos vizinhos. Para quem valoriza a privacidade enquanto está cozinhando ou lavando, uma cortina é exatamente o que você precisa.


Cortinas ideais para a cozinha


Persianas

É um dos modelos mais utilizados. A variedade de opções fazem das persianas uma opção versátil. Podem ser horizontais ou verticais, com lâminas de madeira, PVC e também metálicas. Trazem a vantagem de serem fáceis de limpar, permitem a entrada de luminosidade e ventilação no ambiente.


Telas

Ideais para a cozinha, as telas são totalmente laváveis. Por serem antiestáticas elas não absorvem sujeira, principal preocupação de um ambiente como a cozinha, onde fumaça e gordura são frequentes no dia a dia. Além disso, essa opção dribla a passagem de luz e ajuda a compor a decoração do espaço.


Varão

Praticidade é o sinônimo desse tipo de cortina. É uma haste de ferro ou madeira fixada na parede para segurar o tecido da cortina através de argolas, alças ou ilhoses. Bem prática para abrir e fechar e, principalmente, é fácil de ser removida para a lavagem.


Como escolher a cortina ideal?

Antes de sair às compras, fique atento aos seguintes detalhes: 

  • A cortina precisa ser de fácil limpeza, lembre-se de priorizar esse aspecto durante a escolha. Isso por que o tecido deve ser apropriado para o ambiente onde ele ficará exposto. 
  • Uma dica é escolher o PVC. É de fácil limpeza e resistente à umidade, com a vantagem de inibir a visão de quem está do lado externo.
  • Outra coisa importante quando se trata de cortinas na cozinha é saber exatamente o local onde ela será instalada. Na parte de baixo da pia ou sobre a janela, faça as medições para saber as dimensões corretas e não errar na compra. 
  • comprimento e a disposição da cortina precisam ser definidos. Os tamanhos vão ser baseados na sua intenção para aquele ambiente. Há sempre a opção de encomendar a cortina, mas para quem prefere a praticidade de comprar uma pronta, no mercado é possível encontrar diversos modelos e com dimensões variadas. Geralmente elas seguem um padrão medindo entre 0,60 m e 3 m.

Aposto que você ainda não tinha pensado em colocar uma cortina na cozinha. E se já tinha pensado, ainda estava indeciso por onde começar. Agora que você já conhece as opções mais adequadas para esse ambiente, é só escolher a que mais atende a sua necessidade para deixar sua cozinha mais aconchegante, confortável e bonita com as cortinas!


Leia também sobre:

- O que você deve levar em conta ao elaborar um projeto de decoração?

Veja tudo o que a Dinamica oferece para o seu projeto de decoração

  • Jun 10, 2019
  • Comentários: 0
Comentários: 0
Sem comentários
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*

mais espaço; cozinha americana; balcão; cozinha bonita dicas de decoração decoração da sala sala de estar quadros na parede Ornamentação de natal enfeites de natal decoração natalina decoração de quarto harmonia organização decoração para banheiro otimização de espaço decoração home bar cortina de cozinha ambiente estilo decoração da casa móveis para casa dinamica decoração vintage projeto de decoração especificadores arquitetos itens de decoração comprar objetos de decoração comprar online Home office trabalhar em casa flexibilidade produtividade casa organizada ambiente aconchegante Escritório de arquitetura clientes decoração com plantas plantscaping espaços pequenos casa apartamento ambientes planejar mercado de decoração decoração de interiores designer de interiores estilo de vida iluminação arquiteto divulgação de trabalhos arquitetura decoração de cozinha tapete para casa decoração de casa nova decoração de apartamento tapetes casamento tropical casamento cores flores praia casamento ao ar livre clientes exigentes seus projetos presentes de casamento lista de presentes decoração de casa decoração de varanda varanda gourmet Abajur de mesa decoração de ambiente abajures iluminação do ambiente churrasqueira área para churrasco espaço cozinha casa nova descanso e aconchego decoração do espaço mesa de café da manhã tendências de decoração 2019 tipos de decoração cores e estilos ambientes da casa acessórios de decoração casamazonia design de interiores decoração com madeira; decor; móveis; harmonizar ambiente Como escolher o colchão teste os colchões colchão de espuma decoração sustentável apartamento decorado dinamica utilidades sustentabilidade móveis para salar de estar sala decorada decoração para reveillon decoração para festa de final de ano ceia para o reveillon receitas para o ano novo comidas para o reveillon mobília de casa renovação dos ambientes poltronas para sala de estar poltronas decoração de sala decoração para quarto enxoval de casamento lista de casamento quarto de casal kit-churrasco-completo decoracao-para-quarto-pequeno decoração com quadros enfeite para comodos sala de estar simples Escritório home office moveis dinamica manaus presente de casamento escolha dos presentes cadeira de escritório decoração tendência troca de panelas