media

Descubra como otimizar espaços pequenos de maneira prática

É cada vez mais comum apartamentos ou mesmo casas projetadas com a tendência de se tornarem mais práticos. A arquitetura deles muitas vezes imprimem essa ideia no tamanho dos ambientes, e o resultado são cômodos menores do que o convencional. No entanto, algumas pessoas podem encontrar dificuldade para torná-los realmente práticos. 

Em casos como esses, é necessário saber otimizar os espaços pequenos. Se este é o seu caso, não se preocupe. Nós, da Dinamica, vamos mostrar neste artigo pequenas dicas para tornar seus ambientes mais confortáveis e práticos. Confira!

Aproveite adequadamente as paredes da sua casa

Se pararmos para analisar, nem sempre sabemos aproveitar de forma eficiente todos os espaços de um cômodo. Dê um olhadinha ao seu redor e responda uma pergunta: você ocupou todos os espaços da sua parede? Bom, elas podem perfeitamente caber móveis verticalizados com conforto e estilo. 

Quando falamos em verticalizar os ambientes, estamos nos referindo a uma boa utilização das paredes para colocar objetos de decoração, o aproveitamento de estantes e demais recursos para criar um layout visualmente agradável. 

Planeje a compra de móveis para os seus ambientes

Não tem coisa pior do que tentar encaixar um móvel num determinado local da casa e não conseguir. Por isso, é essencial ter atenção na hora de comprar a mobília para cada ambiente. Uma boa dica é apostar nos móveis multiuso como:

- Sofá-cama: na modalidade dos versáteis, o sofá-cama é um dos mais conhecidos. Eles são práticos e podem servir tanto para dormir quando para acomodar hóspedes, por exemplo.

- Cama-baú e armários embutidos: se você não abre mão da praticidade, escolha o tipo com compartimento para guardar lençóis, cobertores, fronhas e outros. Quanto aos armários embutidos, eles cabem em qualquer ambiente e comportam qualquer tipo de objeto.

- Prateleiras e nichos: eles funcionam como suporte para os mais variados objetos, comportam de livros a sapatos, além de serem de fácil instalação. Outra vantagem deles é que podem compor qualquer decoração em praticamente todos os ambientes.


Não deixe de conferir também:

- Decoração da casa: 10 itens que não podem faltar no seu lar em 2019


Dê uma atenção especial para as cores dos cômodos

Algumas pessoas costumam ignorar essa parte, outras até sabem da importância, porém não sabem como adequá-los à decoração de casa. É normal que em espaços pequenos recebam pouca iluminação e assim causem a sensação de que ele é menor ainda. 

Nesse caso, escolher cores mais neutras, você consegue desenvolver um projeto de decoração mais criativo, pois elas conseguem combinar com a iluminação e passar a sensação de amplitude ao ambiente. Nós vamos falar melhor sobre iluminação no próximo tópico!

Faça um projeto de iluminação eficiente 

Quando o ambiente recebe iluminação externa, fica mais fácil combinar com as cores e tornar o cômodo visualmente confortável. Mas, quando não existe esse recurso natural, é importante investir nas luzes artificiais como luminárias e abajures. 

Eles são ótimos para realçar recantos e elementos de coração. Já as lâmpadas embutida podem ser usadas na iluminação dos espaços sem chamar atenção. Basta colocar a criatividade para funcionar e apostar nas inúmeras alternativas disponíveis no mercado.


Invista nos espelhos em locais estratégicos

Em qualquer que seja o cômodo, os espelhos são ótimos para criar jogos visuais que transmitam a sensação de amplitude. Eles podem ser usados na vertical, horizontal e de forma estratégica para cumprir o papel. A nossa orientação é: experimente utilizá-los em posições variadas e em locais como ao fundo da mesa de jantar, portas de armários e em móveis. 


Procure evitar as barreiras visuais 

Quando os cômodos da casa são pequenos, é importante evitar que móveis grandes sejam colocados de forma a impedir a visão. Além de formar barreiras visuais, eles diminuem ainda mais os espaços e provocam aquela sensação desagradável de claustrofobia. Outra desvantagem é quanto à circulação de pessoas, que fica prejudicada.


Quando existe a necessidade de utilizar esses móveis, é importante investir nas soluções criativas. Nessas horas, o minimalismo é um aliado fundamental, pois ajuda a ter uma composição melhor dos elementos.


Aposte na integração dos espaços pequenos

Em um imóvel, cada centímetro deve ser muito bem aproveitado para facilitar a circulação e criar a sensação de dimensão. Essa estratégia que beneficia ambientes pequenos não utiliza as tradicionais divisões entre os cômodos, com exceção dos quartos. 


É claro que essa é uma questão muito pessoal, mas quando a prioridade é trazer para casa mais conforto e liberdade, é necessário pensar bem em como transformar os espaços de forma simples. Um bom exemplo de inteligência nesses casos são as portas de correr e divisões que convertem sala de estar em quarto - ou outros cômodos - e vice-versa. 


Você gostou do nosso conteúdo? Temos certeza que agora você já sabe o que fazer para transformar seus espaços pequenos em locais sob medida. Com as nossas dicas ficou ainda mais fácil trabalhar nas mudanças que você precisa. Não deixe de conferir também: Como organizar o quarto em apenas 7 passos?


  • Apr 29, 2019
  • Comentários: 0
Comentários: 0
Sem comentários
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*

mais espaço; cozinha americana; balcão; cozinha bonita dicas de decoração decoração da sala sala de estar quadros na parede Ornamentação de natal enfeites de natal decoração natalina decoração de quarto harmonia organização decoração para banheiro otimização de espaço decoração home bar cortina de cozinha ambiente estilo decoração da casa móveis para casa dinamica decoração vintage projeto de decoração especificadores arquitetos itens de decoração comprar objetos de decoração comprar online Home office trabalhar em casa flexibilidade produtividade casa organizada ambiente aconchegante Escritório de arquitetura clientes decoração com plantas plantscaping espaços pequenos casa apartamento ambientes planejar mercado de decoração decoração de interiores designer de interiores estilo de vida iluminação arquiteto divulgação de trabalhos arquitetura decoração de cozinha tapete para casa decoração de casa nova decoração de apartamento tapetes casamento tropical casamento cores flores praia casamento ao ar livre clientes exigentes seus projetos presentes de casamento lista de presentes decoração de casa decoração de varanda varanda gourmet Abajur de mesa decoração de ambiente abajures iluminação do ambiente churrasqueira área para churrasco espaço cozinha casa nova descanso e aconchego decoração do espaço mesa de café da manhã tendências de decoração 2019 tipos de decoração cores e estilos ambientes da casa acessórios de decoração casamazonia design de interiores decoração com madeira; decor; móveis; harmonizar ambiente Como escolher o colchão teste os colchões colchão de espuma decoração sustentável apartamento decorado dinamica utilidades sustentabilidade móveis para salar de estar sala decorada decoração para reveillon decoração para festa de final de ano ceia para o reveillon receitas para o ano novo comidas para o reveillon mobília de casa renovação dos ambientes poltronas para sala de estar poltronas decoração de sala decoração para quarto enxoval de casamento lista de casamento quarto de casal kit-churrasco-completo decoracao-para-quarto-pequeno decoração com quadros enfeite para comodos sala de estar simples Escritório home office moveis dinamica manaus presente de casamento escolha dos presentes cadeira de escritório decoração tendência troca de panelas