media

Manter o ambiente de casa arejado não é uma tarefa simples, pois o clima de Manaus não ajuda muito. Certo?


Principalmente entre os meses de agosto a outubro, quando as temperatura estão mais altas, por volta dos 33°C, com a sensação térmica ainda mais elevada.


Mas trouxemos algumas dicas que vão te ajudar amenizar esse calor dentro da sua casa, para que não seja necessário passar o tempo todo no ar condicionado. Vamos ver?

Como deixar o ambiente de casa mais arejado no clima de Manaus

A substituição ou retirada de alguns objetos e móveis de casa, podem contribuir diretamente para uma melhor circulação do ar e diminuição da temperatura. E para isso acontecer, recomendamos que você:

Troque os tapetes

Substitua os tapetes peludos e escuros da sua casa, pois eles absorvem mais o calor. Talvez eles fiquem lindos na decoração, mas para refrescar o ambiente não ajudam nem um pouco.


Então guarde estes que você tem (peludos ou escuros) e troque por outros, com fios mais curtos e cores mais claras. Isso vai diminuir o efeito térmico do tapete. É recomendável fazer isso com todos, inclusive do banheiro, que pode ser feito de material plástico ou madeira. 


Há vários modelos disponíveis no mercado. Por isso, na hora de escolher, sempre leve em consideração o clima de Manaus, respeitando estes aspectos: volume, cor e tamanho.

Pense em decorar com vidros

Apostar na decoração com vidro é uma tendência, pois dá amplitude ao ambiente e também ajuda a deixar o clima da casa arejado. Isso porque os vidros, sejam eles em móveis ou espelhos, refletem a luz e, em consequência, não absorvem tanto calor.


Então, em lugares mais quentes, faça a escolha de móveis de vidro ou que contenham alguma parte feita deste material. Eles vão favorecer a luz natural do ambiente e dar uma sensação de maior espaço ao local, que são dois aspectos que iremos abordar neste momento.

Prefira o ambiente “clean”

Tire ou substitua alguns itens de casa, pois quanto mais móveis no espaço, mais abafado pode ficar o local. Isso porque o vento terá mais dificuldade de circular dentro do ambiente, o que piora quando falamos do clima de Manaus, que quase não há vento.

Troque a iluminação

Mas por que trocar a iluminação? Simples. Se você utiliza abajur ou outra luz artificial, por exemplo, pode ser que não esteja utilizando a lâmpada correta.


Sabe aquela lâmpada amarelinha? Além de ela consumir mais energia, também aquece muito mais do que a fluorescente, por exemplo. O melhor tipo hoje é a de LED que, apesar de ter um valor mais elevado do que as outras, duram mais, economizam, e esquentam menos.

Altere as cores

Para se ter um ambiente mais arejado, ele também precisa ser mais claro. Pois, enquanto as cores escuras absorvem o calor, as claras refletem-o. Assim não há a concentração de uma alta temperatura no local, fazendo com que o vento que corra dentro do ambiente seja mais friozinho.


Para isso, além das cores das paredes, os móveis e objetos também precisam ser adequados. Principalmente aqueles que contêm muito volume, como sofá, almofadas e, como já dissemos, os tapetes.


Leia também:

Troque o tipo de cortina

As cortinas com cores escuras ou grande volumes prejudicam a entrada do vento e a dispersão do calor. Prefira modelos com tecidos mais leves, claros e abertos que, ao mesmo tempo que bloqueem a entrada do excesso de luz, também permita que o vento entre e circule pelo ambiente.


Neste caso, a indicação é procurar cortinas que, se forem de tecidos, tenham uma menor quantidade de fios por centímetro cúbico. Ou se for de outros materiais, que tenham pequenas fendas para a passagem de vento, quanto estiver fechada.

Faça uso de plantas

A presença das plantas dentro de casa, além de ajudarem na decoração, também funcionam como um filtro, deixando o ar mais puro e úmido. Não é à toa que preservamos o verde na cidade, uma pequena quantidade já ajuda bastante para aliviar-nos do calor.


Algumas plantas que você pode encontrar facilmente e que se adaptam bem dentro de casa são: palmeira areca, espada de São Jorge e dama do lago. Uma das vantagens é que estas espécies são acostumadas com o clima de Manaus.


Dica: A cada pessoa que mora no local, você coloca quatro palmeiras areca e oito espadas de São Jorge.

Tenha um aquário

E uma última opção seria ter um aquário em casa que, além do vidro que citamos anteriormente, também contém água. A presença destes dois elementos ajudam para que o ambiente fique mais arejado. 


Gostou das dicas? Continue nos acompanhando aqui no nosso blog e também nas redes sociais. Leia agora sobre: - Decoração com cortinas: como usá-las no ambiente da casa?

  • Jan 28, 2020
  • Comentários: 0
Comentários: 0
Sem comentários
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*

mais espaço; cozinha americana; balcão; cozinha bonita dicas de decoração decoração da sala sala de estar quadros na parede Ornamentação de natal enfeites de natal decoração natalina decoração de quarto harmonia organização decoração para banheiro otimização de espaço decoração home bar cortina de cozinha ambiente estilo decoração da casa móveis para casa dinamica decoração vintage projeto de decoração especificadores arquitetos itens de decoração comprar objetos de decoração comprar online Home office trabalhar em casa flexibilidade produtividade casa organizada ambiente aconchegante Escritório de arquitetura clientes decoração com plantas plantscaping espaços pequenos casa apartamento ambientes planejar mercado de decoração decoração de interiores designer de interiores estilo de vida iluminação arquiteto divulgação de trabalhos arquitetura decoração de cozinha tapete para casa decoração de casa nova decoração de apartamento tapetes casamento tropical casamento cores flores praia casamento ao ar livre clientes exigentes seus projetos presentes de casamento lista de presentes decoração de casa decoração de varanda varanda gourmet Abajur de mesa decoração de ambiente abajures iluminação do ambiente churrasqueira área para churrasco espaço cozinha casa nova descanso e aconchego decoração do espaço mesa de café da manhã tendências de decoração 2019 tipos de decoração cores e estilos ambientes da casa acessórios de decoração casamazonia design de interiores decoração com madeira; decor; móveis; harmonizar ambiente Como escolher o colchão teste os colchões colchão de espuma decoração sustentável apartamento decorado dinamica utilidades sustentabilidade móveis para salar de estar sala decorada decoração para reveillon decoração para festa de final de ano ceia para o reveillon receitas para o ano novo comidas para o reveillon mobília de casa renovação dos ambientes poltronas para sala de estar poltronas decoração de sala decoração para quarto enxoval de casamento lista de casamento quarto de casal kit-churrasco-completo decoracao-para-quarto-pequeno decoração com quadros enfeite para comodos sala de estar simples Escritório home office moveis dinamica manaus presente de casamento escolha dos presentes cadeira de escritório decoração tendência troca de panelas